Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
Smart home e a poupança energética

Smart home e a poupança energética

23/11/2022 por Francisco P. Craveiro

Smartphone, smartwatch, smart city, smart TV, smart home… Há uns anos atrás, a palavra smart era usada apenas para descrever uma pessoa inteligente ou alguém que se vestia com elegância. No entanto, as coisas mudaram, e hoje refere-se aos dispositivos tecnológicos que nos permitem realizar as nossas tarefas com mais facilidade e rapidez graças à automatização. O melhor exemplo para entender esse conceito são as chamadas casas inteligentes ou smart homes.

Certamente ainda se lembra de ter visto um filme de ficção científica em que os protagonistas viviam em casas inteligentes. Quem nunca sonhou em poder acender as luzes sem se levantar do sofá ou que um robô cozinha e limpa a casa por nós? Pois bem, o que antes era um sonho e parecia impensável, finalmente se tornou realidade.

O que é uma casa inteligente e como pode ajudar a poupar?

Uma casa inteligente é uma casa conectada por um sistema de domótica que permite que várias tarefas possam ser realizadas de forma autónoma. Se está a pensar em renovar a sua casa, talvez seja uma boa altura para instalar sistemas inteligentes que lhe permitirão racionalizar o consumo de energia e poupar uma boa quantia de dinheiro por mês.

Um exemplo disso são os termostatos inteligentes, que permitem regular a temperatura de cada divisão e programá-la para ligar ou desligar quando não estiver em casa. Alguns destes aparelhos memorizam a sua temperatura ideal criando uma programação semanal de temperatura. Também têm em conta as condições climáticas externas, calculando quando é possível ligar o aquecimento ou quando desligá-lo para não ultrapassar a temperatura desejada. Este gesto permitirá poupar até 27% no consumo de aquecimento, pois poderá decidir quais radiadores manter ligados.

Outra instalação que permitirá poupar são as persianas inteligentes. Estas funcionam de forma semelhante aos painéis solares, transformando a energia solar em eletricidade. Dessa forma, não apenas reduz a conta de energia elétrica, como também ajudará a reutilizar uma fonte de energia amiga do ambiente.

 

Eficiência energética e casas inteligentes

A eficiência energética procura proteger o meio ambiente reduzindo o consumo energético em casa. A eficiência energética tornou-se uma forma de cuidar do planeta, pois não se trata apenas de usar aparelhos que consomem menos, mas também que se consuma menos e de forma mais “verde”.

Casas Inteligentes: Este termo, como já foi referido, relaciona-se com a eficiência energética, ao conforto das pessoas que vivem nestes espaços, à segurança e à redução dos custos.

São espaços onde é permitida a gestão controlada e eficiente de sistemas como iluminação, água, ar condicionado, equipamentos de informática, controlo de acessos, etc.

Por si só, sem eficiência energética ou redução no consumo de eletricidade, energia ou água, não haveria casa inteligente. Ter o controlo da casa é muito simples graças à inteligência dos dispositivos e ao conceito Smart Home. Dentro ou fora de casa, a partir de computador ou smartphone.

Quanto custa transformar uma casa numa smart home?

Há uns anos, os gadgets tecnológicos custavam uma fortuna, mas hoje existem dezenas de marcas no mercado a preços muito competitivos.

Por incrível que pareça, é possível instalar um sistema básico de domótica para uma casa de 90 metros quadrados por menos de 2.000 euros. Isto inclui sistemas de climatização, iluminação e instalação de persianas automatizadas. Se adicionarmos um sistema de câmaras de vigilância, o preço pode chegar aos 3.000 euros, e aos 4.500 euros se quisermos uma cozinha com eletrodomésticos de última geração.

Seis gadgets tecnológicos que não podem faltar na sua casa inteligente

  1. Assistentes de voz

Os mais conhecidos são o Google Home e a Alexa. O Google Home é um assistente de voz na forma de alto-falante com o qual se pode controlar todos os dispositivos eletrónicos da sua casa. Funciona através da conexão Wi-Fi e também pode ser usado para fazer chamadas, procurar informações ou reproduzir música.

Alexa é o sistema de controlo de voz desenvolvido pela Amazon. Funciona de forma semelhante ao Google Assistant ou à Siri. Graças a este poderá obter todo tipo de informação, além de configurar alarmes, acender ou apagar a luz e até fazer compras online.

  1. Lâmpadas inteligentes

A Internet espalhou-se por todo o mundo. Na verdade, mais da metade de todos os lares em todo o mundo têm serviços de internet fixa e móvel. Pouco a pouco há cada vez mais, uma procura crescente para se conectar à rede e, portanto, as operadoras de telecomunicações acabam por estender os seus serviços à escala mundial.

As lâmpadas inteligentes diferem das lâmpadas LED tradicionais, pois podem ser controladas remotamente, através do smartphone com acesso à internet móvel.

  1. Tomadas inteligentes

Estes tipos de dispositivos tecnológicos são perfeitos para conectar ou desconectar todos os dispositivos que funcionam através da corrente elétrica. Alguns modelos até fornecem informações sobre quanta eletricidade consumiram num determinado período.

  1. Câmaras de vigilância por vídeo

As câmaras de vigilância por vídeo ajudam a garantir a segurança da sua casa inteligente. Já existem câmaras sem fios prontas para ambientes externos que gravam ao vivo, a partir de qualquer ângulo e com qualidade HD. As transmissões podem ser acompanhadas pelo telefone e os alertas são enviados por e-mail quando é detetado algum movimento ou som estranho.

  1. fechaduras inteligentes

 Já alguma vez se esqueceu das suas chaves dentro de casa e teve de chamar algum profissional para resolver a situação? Se tiver um sistema de fecho inteligente, poderia abrir as suas portas através do seu smartphone.

  1. Robôs de cozinha

Os robôs de cozinha são um dos utensílios inteligentes mais usados. Permitem que poupe tempo no processo de cozinhar e preparar os alimentos e o melhor de tudo, nem é preciso ser um cozinheiro especialista para preparar ótimas receitas.

Estes são apenas alguns dos aparelhos eletrónicos disponíveis no mercado. Já sabe quais gostaria de ter na sua nova casa inteligente? Lembre-se: ser inteligente é ser eficiente.

Partilhar 

Envie um comentário


Últimos Comentários